Sobre nós

A Progescult

 Instituto Balangandã é a denominação da empresa privada, familiar, de impacto sociocultural Progescult - Gestão de Organizações e Projetos Ltda, que acredita no dever de todas as organizações, em estimular, da melhor maneira, o desenvolvimento do ambiente em que estão inseridas.

          A Progescult propõe-se a canalizar recursos, por meio da prestação de serviços em elaboração, gestão e prestação de contas, para projetos socioculturais voltados ao desenvolvimento, difusão e fruição cultural, e é gestora cultural e proponente, por meio de leis de incentivo, dos projeto com nomes similares ao do Instituto: ProAC 24215 (Projeto Balangandã - musicalização e coro, executado entre 2018 e 2019); ProAC 28115 (Projeto Balangandã - música, movimento e linguagem, realizado em 2020); ProAC 30304 (Programa Balangandã: práticas musicais e canto coral, executado em 2021); PRONAC 184280 (Projeto Balangandã - música, movimento e linguagem, executado entre julho de 2021 e julho de 2022); e, atualmente em execução, o Programa Balangandã 2022: práticas musicais e canto coral, contemplado pelo Edital nº 38/2021 do ProAC Direto.

O Instituto Balangandã
teclado.png

 Iniciado em 08 de março de 2017 por Paulo Bazani e Letícia Fernandes Bazani, o Instituto Balangandã tem missão promover a educação musical, desde bebês, com o equidade e sensibilidade.

 

        Ao longo dos anos, a iniciativa cresceu em quantidade de alunos e em qualidade das atividades desenvolvidas, atraindo a atenção de parceiros e colaboradores. Um passo já considerado muito importante foi a conquista, em 2018, dos patrocínios das empresas Haes Confecções e Laboratório Cristália, possibilitando a gratuidade na oferta de aulas de iniciação musical e de canto coral. Os apoios se mantiveram acontecem até hoje por meio de leis de incentivo à cultura, como ProAC e a Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).

          Após dois anos mantendo a classificação de projeto e consolidando-se no município de Itapira/SP, o Balangandã, em 2019, dá mais um passo importante e torna-se Instituto Balangandã. A mudança faz parte de um processo de consolidação do trabalho que se solidifica a cada dia.

          Como instituto, a ideia é que a iniciativa possa abranger ainda mais linguagens no campo cultural e pedagógico, sempre com o foco no desenvolvimento humano por meio da música e artes.